A ver fotos antigas encontrei esta...

A ver fotos antigas encontrei esta...
De tão docinho que é este novo membro, que não resisto a partilhar.
Quem é que há uma ano imaginava algo assim...
Para todos um feliz Natal e um beijinho especial para todos quantos passam o seu primeiro Natal. Pena que nem todos com o amor e condições que merecem e precisam...
A minha filhota Luisa, a segunda menina, fez a Festa da Palavra que se faz no quarto ano de catequese.
Que feliz que estava... No seu vestido Ralph Lauren que a Tia Avó com o mesmo nome, que tinha enviado de Inglaterra, que elegante que ela se sentia.
A decoração foi feita em rosa, facto que a Luisinha estranhou. Nem eu sei o que me deu, pois ela não é menina de rosa, mas adorou!
Já tinha tido festinha em amarelo, em azul, em verde e agora fiz em rosa, para ser diferente.
Montei uma mesa simples, pois foi uma festinha muitissimo reservada.
No entanto, não poderiam faltar as bolachinhas e os cupcakes, bem como as minhas bomboneiras e pratos de pé que enfeitaram imenso a mesa.
Mais uma vez, os pratos vieram daqui, e resta dizer que o bolo era de laranja com recheio de laranja, por ser o sabor preferido desta minha doce menina.
Ela estáva feliz e isso é tudo o que me preenche a alma. E afinal... com tão pouco se faz feliz uma criança numa data tão especial. São estas memórias que quero que tenham quando forem maiores. As mesas, e o carinho que nelas estava depositado.
20 gr. leite 300 gr. farinha 1 pitada de sal 2 gemas de ovo 150 gr de manteiga 100 gr. de açúcar Para o recheio: 1 kg de maçãs 250 grs de nozes partidas grosseiramente raspa de 1 limao sumo de meio limão canela q.b. duas collheres bem cheias de açucar amarelo Primeiro comece por descascar as maçãs e levá-las ao frigorífico com a raspa, o sumo, o açúcar e a canela. Reserve.
Coloque numa malga todos os ingredientes da massa, pela seguinte ordem: farinha, manteiga, sal, açúcar, gemas e por fim o leite. Amasse tudo junto até ficar uma massa homogénea, embora não amassando demasiado. Estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e forre uma tarteira com fundo amovível. Reserve as sobras de massa.
Coloque um circulo de papel vegetal dentro da forma e cubra co arroz ou feijoes, para fazer peso sobre a massa e leve ao forno cerca de 10 min., a 180º.
Enquanto isso, leve a mistura das maçãs ao lume, para cozerem ligeiramente.
Quando a base da tarte estiver cozida, retire do forno e remova os feijoes ou o arroz e o arroz, bem como o papel vegetal.
Deite por cima as maçãs. Depois distribua as nozes. Por fim, numa superfície enfarinhada, estenda novamente a massa restante e com um cortador de biscoitos, corte a massa várias vezes. Utilize um cortante tipo estrela guia, ou outro que tenha, alusivo ao natal. Distibua essas bolachinhas sobre a tarte.
Leve ao forno no max 10 minutos ou até que as bolachinhas comecem a ficar douradas. Se dourarem demasiado, ficarão duras quando arrefecerem.
Bom apetite e Feliz Natal!
| |
Seis meses de uma ternura sem fim. Um menino doce que tão esperado foi, e tão querido é.
Em casa de ferreiro, até as árvores têm direito a bolachas!
São já oito de Dezembro e o frio aperta...
As miudas estão ansiosas... e eu saudosa destas lides culinárias. Então, com uma cajadada matei três coelhos!
Eu, as meninas, e o meu amigo João...
ahahahahahahahahahahaha
Tive de me rir disto, peço desculpa.
De facto, Natal em minha casa é isto! Cozinha com farinha, filhas felizes, mesas compostas e cheiros inebriantes a canela e limão... São pedaços de gengibre, e paus de canela. São bolachinhas e troncos, cheesecakes e tartes...
Eu já tenho tudo definido para o meu Natal, em termos de mesas. Sim, porque em termos de brinquedos, nunca há grandes exigências cá por casa, e o essencial é receber bem e conviver com a familia, ao fim de um ano que trouxe uma grande novidade a esta nossa família: o sorridente Santiago!
Se vai gostar de chocolate como a mana número 1, ou vai ser louco por laranja, como a mana número 2, isso só conheceremos mais tarde, pois o rapaz ainda nem come nada de colher. Um cinco reis de gente.
Bom, eu deliciei-me a cozinhar, o João e a Andreia, saborearam o Natal antes do tempo (como recém casados, já se sabe, saboreiam tudo e mais alguma coisa), e a minha filhota e as amigas que se surpreenderam com esta surpresa com recheio de chocolate.
Aproveito já para desejar a todos um Santo Natal e Festas felizes.
Fotos de: João Machado
É Dezembro, e o começa a preparação para o dia mágico que celebra o nascimento de Jesus...
E claro, enchemos a casa com decorações e na nossa cabeça começamos a magicar a mesa que iremos pôr dia 24...
A minha já toma forma na minha imaginação, mas ainda desfolho revistas e livros de receitas à procura de algo de encher o olho.
Mas enfim... encontro-me de férias a gozar da companhia do meu doce santiago que já tem cinco mesinhos e meio.
Aliás, dia 12 cá estarei para publicar o bolo que lhe hei-de fazer por ocasião dos seus 6 mesinhos de vida. Em caso de ferreiro...
Bem, mas não queria deixar de publicar os meus últimos trabalhos no Tempu´s antes de férias.
Aqui ficam: