10 passos para uma mesa de Natal de sonho

1:54 da tarde





O Natal está à porta e os dias passam a correr. A criançada entra de férias e a nossa cabeça gira sem parar, a pensar como conseguir planear tudo ao mesmo tempo.

Enquanto isso, o nosso objectivo de ter uma mesa de Natal que fique na memória de todos os convidados, e que os faça suspirar o ano inteiro por mais, vai ficando mais um ano no fundo de todas as prioridades, até que é, definitivamente abandonado.

Mas calma! ainda falta mais de meio mês para as resoluções de ano novo, e por isso, mãos à obra!

Aqui ficam as minhas dicas, de quem tem muita dificuldade de fazer uma coisa de cada vez, mas que quando faz muita coisa ao mesmo tempo, raramente sai tudo como planeado.

1 - Qual é a sua mesa de sonho?

     É primordial definir o objectivo. Claro que temos de definir um objectivo alcançável. No meu caso, prefiro fazer menos, mas ficar impecável tudo o que faço.
     O que haverá então por definir?
     - A decoração da mesa
     - O menu
     - Os Doces


2 -  Lista de convidados/ familiares

      O número de pessoas é de suma importância, para a definição do espaço e para estabelecer o cardápio em quantidade suficiente, evitanto excessos desnecessários.

3 - Fazer / Comprar

     Claro que eu gosto de fazer tudo sozinha. Já o fazia antes de ser mãe, quanto mais agora com três... mas é impossível ser capaz de fazer tudo com perfeição. Ninguém é um expert em todas as áreas e há coisas que por mais que tenhamos a receita, o resultado teima em não corresponder ao esperado.
      O mais lógico é decidir o que fazer em casa, e o que comprar fora e onde.
      Nesta fase é importante lidar com orçamentos e perceber quanto nos vai custar tudo junto.
      Coisas mais delicadas e trabalhosas como bolachinhas, é algo a pensar adquiri fora. Tanto ficam bonitas como lembrancinhas, como a decorar a mesa em pratinhos, na parte das sobremesas.
      Para mim é o Bolo Rei. Nunca tive curiosidade em fazer um, pois há quem os faça de forma soberba e é um deleite de se comer.
      Filhós são especialidade do marido, pelo que isso também não compro.



4 - Calendarizar Tarefas
 
    Para que nada falhe, há que planear no mínimo detalhe. Pegue numa folha de papel, ou no seu PC e mãos à obra.

5 - Recolha receitas e procure onde comprar /peça orçamentos

     Há sempre aquela recita daquele bacalhau XPTO, ou daquela tarte de dar água na boca, que gostaríamos de fazer. Pesquise tudo com tempo, ou peça essa receita a quem a tem e arquive tudo num cantinho, dossier, ou onde recorrer sem sobressalto na hora que precisar.

6 - Selecionar loiças, toalhas e peças de decoração a utilizar

     Procure aquela toalha, aquele prato de pé, aquelas peças que apenas utiliza em ocasiões especiais.
     Mas se vê que precisa de algo novo, procure com tempo onde comprar.
     Coloque tudo à mão, ou memorize onde está arrumado, para não falhar nada.

7 - Comprar os ingredientes

     Uma vez que o menu foi escolhido e as receitas recolhidas, poderá adquirir os ingredientes. Tenha atenção ás promoções e faça uma gestão cuidada das finanças nesta época.
      Não saia de casa sem uma lista, pois vai ajudá-la na hora de voltar para casa com tudo e sem necessidade de voltar ao mesmo sítio.

8 - Envolva a cara metade, os filhos mais velhos, ou outros familiares prestáveis

     Distribua tarefas que não dependam exclusivamente de si. no meu caso, posso dar facilmente a lista das compras ao marido, desde que especifique tudo muito bem, incluindo as marcas dos produtos. Mas podemos também distribuir tarefas para dia 24, ficando já acordado quem vai buscar o quê e onde, além do horário a que deve ir.

9 - Como mulher, decida já outras variáveis desse dia, para que esteja disponível para as actividades culinárias de decorativas

      Vale a pena decidir já o que cada um vai vestir e localizar esses itens. Lavar o que for para lavar e colocar tudo de parte. Assim, na hora, será mais fácil e não haverá nada para passar a ferro enquanto temos coisas no forno e os convidados se encontram quase a chegar.
      Assim como a limpeza da casa. Mais vale ir investindo nisso algum tempo no início da semana, para depois não se perder muito quando não pudermos despender dele.


10 - Coloque a mesa com tranquilidade e sem convidados em casa

      Para mim este é um momento supremo, pelo que gosto de estar sozinha. Não guardo para o fazer com os convidados em casa. Gosto de olhar e voltar a olhar, ajustar os pratos de pé, e as travessas, num bailado sem fim de uma noite muito feliz.

Que assim seja!
Feliz Natal para todos os que por aqui passam.

http://leo4studio.wixsite.com/leostudiophotography



O meu será mais docinho este ano, pois conto com o novo membro, com apenas 6 mesinhos de idade.









You Might Also Like

0 comentários

Pesquisar neste blogue